sábado, 28 de novembro de 2009

ANOREXIA ALCOÓLICA

A anorexia alcoólica, também conhecida como drunkorexia, é a perda de apetite provocada pelo consumo exagerado de bebidas alcoólicas, o que gera problemas no aparelho digestivo e carência nutricional. Esta não é uma doença propriamente dita, mas um sintoma do alcoolismo, e tem como tratamento o mesmo que seria dado a qualquer outro alcoólatra.

Drunkorexia ou anorexia alcoólica é um termo criado nos EUA para definir uma doença que mistura transtornos alimentares e alcoolismo. Ainda não possui um termo médico oficial, e por isso não está presente nas classificações e manuais de doenças.

É muito comum entre jovens e adultos de idade entre 20 e 40 anos, que ingerem bebidas alcoólicas no lugar da refeição. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), o alcoolismo atinge cerca de 12% da população feminina mundial.

As conseqüências desta doença resumem-se a distúrbios nutricionais importantes com alterações orgânicas como arritmias, convulsões, doenças neurológicas, anemia, distúrbios menstruais, alterações da tireóide e endócrina. Portanto, além da perda de apetite, complicações como esofagite, gastrite hemorrágica, hepatite alcoólica e diabetes secundária podem ocorrer.

Há controvérsias quanto ao termo usado para designar o distúrbio, pois não se trata de uma anorexia de fato, em que o doente se preocupa com o corpo, mas de uma deficiência metabólica conseqüente de um estágio avançado de dependência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário